Definido primeiro wikipedista-em-residência no Brasil

NeuroMat_wiki_initiative_02

David Alves.
Fonte: Wikimedia Commons.

Conforme noticiado no blog oficial da Fundação Wikimedia, desde abril o Centro de Pesquisa, Inovação e Disseminação de Neuromatemática têm hospedado David Alves como Wikipedista-em-residência. Ele recebeu uma concessão da Fundação de Pesquisa de São Paulo para estabelecer a prática de disseminação científica através da Wikipédia no NeuroMat, um centro de pesquisa de alto nível na Universidade de São Paulo (USP), com suporte do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Esta é uma posição de tempo integral e seis meses de duração, que pode ser extendida por outro período.

Atividades principais do wikipedista-em-residência no NeuroMat incluem: estimular uma prática geral de contribuição para a Wikipédia e Wikimedia Commons dentro do centro de pesquisa; escrever sobre disseminação científica através de projetos Wikimedia em um blog e artigos científicos; e organizar um conjunto de atividades para promover disseminação científica colaborativa na USP. Como requerimento da concessão, David teve aulas de jornalismo científico, em uma parceria com a Federação Mundial de Jornalistas de Ciência.

A concessão para um wikipedista-em-residência foi dada no contexto do esforço continuado do NeuroMat para estimular o uso da Wikipédia como meio de disseminação científica:

  • em julho de 2014, o time de disseminação científica do NeuroMat lançou “Chamado ao Dever” para atraír a atenção dos cientistas brasileiros a respeito do papel que os projetos Wikimedia poderiam ter em melhorar a literacia científica no Brasil;
  • em maio de 2015, o NeuroMat e o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil organizaram um campeonato de edição sobre teoria cerebral dentro de um evento científico;
  • em junho de 2015, o NeuroMat publicou no Wikimedia Commons o que tem sido chamado de “gotícula de ontologia” da Spike Sorting (uma técnica neurocientífica), basicamente um filme curta que tenta reproduzir a estrutura de uma entrada em vídeo; esta contribuição foi escolhida como Mídia do Dia.

O esforço do NeuroMat na disseminação científica através dos projetos Wikimedia têm sido objeto de matérias da mídia, chamando de “O Ano da Wikipédia na Ciência, de forma própria brasileira” (repercussão de 1.800 curtidas no Facebook).

Um usuário coletivo foi criado para controlar as contribuições que as equipes do NeuroMat têm feito com assistência do David Alves. Uma página do NeuroMat no Wikimedia Commons também foi configurada. Espera-se que David Alves apresente um artigo de pesquisa no uso da Wikipédia como meio de disseminação científica, durante a Conferência Brasileira de Ciência da Comunicação, em julho.

David Alves foi introduzido à edição na Wikipédia como parte de uma tarefa em uma aula de jornalismo, enquanto era estudante na Faculdade Cásper Líbero, em 2014. Nesta primeira experiência, ele editou sobre a ditadura militar no Brasil – um projeto educadional que foi destacado na “Newsletter de Educação da Wikimedia”.

Licença Creative Commons O texto deste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho disponível em Wikimedia Blog – Commnunity Digest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*