ENEM 2009 – O Indivíduo Frente à Ética Nacional

Esta é uma redação escrita segundo orientação da prova do ENEM de 2009.

As pessoas sempre reclamam que estão sendo feitos de palhaços e todos os políticos são corruptos… Interessante! Essas pessoas realmente devem ter vocação para o circo, pois são incapazes de aprender com os próprios erros, nasceram para ser palhaços, mesmo! Se todos são corruptos, o que você ainda faz votando? Está oficializando seu status de otário, pois sabe que vai eleger alguém que não presta, e se sentirá mal consigo mesmo, sentindo raiva, frustração e arrependimento, tudo outra vez.

Se todos os políticos são corruptos, caro amigo, NÃO VOTE. Ou você gosta de eleger corruptos? Se não gosta, porquê continua legitimando o circo no qual VOCÊ é o palhaço? “Ah, mas o voto é obrigatório…” Sério? E o que acontece com quem não vota, é fuzilado? Não sabe, né, nunca procurou saber…

Tudo bem, eu te explico! Quem não vota tem de regularizar a situação do título de eleitor junto ao cartório eleitoral mais próximo, após as eleições. Se você regularizar a situação antes que se acumulem 3 turnos, não sofre punição decorrente do cancelamento do título.

Regularizar pode consistir de 2 processos diferentes: justificar a falta gratuitamente, ou pagar uma multa e não ter que dar justificativa. Considerando que a justificativa depende de aprovação pelo juiz eleitoral, e por isso preciso ser algo razoável e fundamentado (viajei/fui internado num hospital); que simplesmente não é da conta do Estado seus motivos; e que o valor da multa é baixo (R$3,50/turno nas eleições de 2016), é mais aconselhável simplesmente pagar a multa. Dói fazer algo tão simples? Dói mais do que ficar a vida toda reclamando dos políticos?

Você tem a responsabilidade de ajudar a manter a ética nacional, e pode fazê-lo boicotando a palhaçada oficial pública (Estatal). Lhe garanto que um fardo será tirado de suas costas, lhe dando maior liberdade de atuação na solução dos problemas da vida. O vai esperar o governo?

Licença Creative Commons O texto deste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Warning: simplexml_load_file(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2212929.atom): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2212929.atom" in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 59

Deixe uma resposta

*

Klaku ĉi tie por sendi komenton per quitter.es

Se vi havas uzanton ĉe Array vi povos rekte komenti. Se vi havas uzanton ĉe alia nodo de GNU social, vi devas sekvi la uzanton andersbateva por ke la konversacio aperu en via nodo kaj vi povu aldoni komentojn al ĝi.