ENEM 2012 – O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI

Esta é uma redação escrita segundo orientação da prova do ENEM de 2012. O texto foi produzido em 2012.

Pelo menos centenas de imigrantes adentram anualmente o território brasileiro, oriundos de diversos países, com diferentes níveis de instrução, e possuindo características culturais distintas. A política externa do país, e consequentemente a gestão da imigração, parecem-me relacionadas com a formação da população nacional. Os EUA, por exemplo, rejeitam imigrantes por considerarem que o surgimento de formas de pensar muito distintas em seu território pode desestabilizar seu governo, entre outros motivos, e prefere intervir no governo do país de origem para não ser incomodado.

Por outro lado, o Brasil é composto por diversos povos diferentes que imigraram para cá da Europa, além dos africanos trazidos durante o Império. Tamanha mistura, felizmente, impede a utilização de justificativas racistas ou xenofóbicas para que se rejeitem imigrantes. No que tange à Améria Latina especialmente, já que os países desta área sentem-se mais ligados ao chamarem-se (através dos líderes) de irmãos, rejeitando a ALCA e participando do Mercosul, criando acordos de gás e construindo hidrelétricas juntos.

Não apenas não devem ser rejeitados como devem ser bem-tratados. Nenhum sentido faria expulsar imigrantes haitianos após enviar ajuda humanitária e tropas de paz àquele país. Se o comprometimento com o auxílio era real, é necessário ajudá-los aqui também. Fornecer água, alimento e documentos necessários para o trabalho e a permanência são boas medidas que têm sido tomadas, mas não bastam.

Auxílios que se fazem necessários aos imigrantes haitianos são suporte linguístico (já que não se fala português no Haiti) e abrigo. Sem estas medidas surgiriam favelas ou outros tipos de assentamento habitadas exclusivamente por eles, uma vez que não conseguiriam integrar-se à economia e terminariam marginalizados. Permitir o surgimento de tal problema social, além de ser um desperdício de mão-de-obra utilizável, seria uma falta com os direitos humanos.

Licença Creative Commons O texto deste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Warning: simplexml_load_file(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2314687.atom): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2314687.atom" in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 59

Deixe uma resposta

*

Klaku ĉi tie por sendi komenton per quitter.es

Se vi havas uzanton ĉe Array vi povos rekte komenti. Se vi havas uzanton ĉe alia nodo de GNU social, vi devas sekvi la uzanton andersbateva por ke la konversacio aperu en via nodo kaj vi povu aldoni komentojn al ĝi.