ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Esta é uma redação escrita segundo orientação da prova do ENEM de 2013. O texto foi produzido em 2015.

Quando se pensa em Lei Seca, vem logo à mente a redução de acidentes causados pela diminuição do grau de atenção, ou mesmo o caso de total inconsciência – lembrando que isto não é sinônimo de estar desacordado, pois o inconsciente pode assumir o controle, como me aconteceu uma vez (não ao volante, não dirijo automóveis). Isto é muitíssimo bem-vindo, pois reduz a quantidade de mortes ocorridas “à toa”.

Mas existe outro efeito, que causa danos indiretamente: brigas de trânsito. Mesmo sóbrios, ocorrem brigas entre motoristas, causadas por estresse e falta de respeito ao próximo. Sabendo disto, e que alguma pessoas se tornam mais agressivas sob o efeito do álcool, é evidente que o álcool aumenta o número de brigas de trânsito, que podem levar à morte.

Eu mesmo já presenciei uma: meu pai, impaciente como é no trânsito, foi mudar de faixa rapidamente como o sinal já para fechar, e então teve que parar bruscamente, dando uma fechada em um gol quadrado com dois bêbados dentro. O carro deles morreu com um barulho forte, e pelo que parece, pensaram ter batido, e quiseram briga.

Desceram, xingaram, perseguiram, jogaram garrafas. Mas meu pai conseguiu parar em lugar seguro e mostrar que não havia amassados em nenhum dos dois veículos. Seria fácil evitar esse conflito estúpido, se o causador, meu pai, não fosse tão imprudente; mas não é fácil colocar prudência na cabeça de um imprudente. Fácil seria os outros não terem bebido, e portanto não terem ficado brigões. Uma bronca deles bastaria, mas como ameaçavam, parecia quererem matar-nos.

Licença Creative Commons O texto deste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Warning: simplexml_load_file(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2366135.atom): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2366135.atom" in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 59

Deixe uma resposta

*

Klaku ĉi tie por sendi komenton per quitter.es

Se vi havas uzanton ĉe Array vi povos rekte komenti. Se vi havas uzanton ĉe alia nodo de GNU social, vi devas sekvi la uzanton andersbateva por ke la konversacio aperu en via nodo kaj vi povu aldoni komentojn al ĝi.