ENEM 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Esta é uma redação escrita segundo orientação da prova do ENEM de 2014. O texto foi produzido em 2015.

Os argumentos usados contra a publicidade infantil não me convencem. Consumismo é ruim, mas só deixar a criança distante de propagandas vai criar nela consciência e visão crítica sobre as mesmas? Claro que não, não há nenhum mecanismo dando visão crítica às crianças. O sistema de ensino, que criou os professores, pais e amigos, não passa visão crítica. Então a criança vai crescer sem essa visão, e ao invés de ser fisgada pelo consumismo mais cedo, será mais tarde. Nada muda.

Também, são as propagandas de produtos a raiz de todo mal? Custo a acreditar. Esse argumento de que é “aproveitar-se da inocência alheia”, também usado contra a pedofilia, é bobo: não pode propagandas lojistas, mas pode religiosa, estatista, nacionalista, neoliberalista, academicista, etc? Todos querem aproveitar-se das crianças, pois é nelas que reside o futuro; é muito mais fácil convencê-las do quê a um adulto.

Seguindo a lógica de tirar as crianças do contato com más influências, seria então preciso deixá-las na solitária até completarem 18 anos, e isso é absurdo. Infelizmente, é o recado que o sistema de ensino atual passa – as crianças não estariam prontas para viver em sociedade, então é preciso isolá-las da sociedade por 12 anos, e prendê-las nas escolas, quietas, em silêncio, sentadas, para aprenderem como viver em sociedade.

Eu acho que não pode-se separar a teoria da prática, para formar pessoas completas. Se quiserem evitar o consumismo, é preciso trabalhar o consumismo em algum espaço, e a escola me parece adequada para isto. Não se consegue literacia midiática sem contato com a mídia!

Licença Creative Commons O texto deste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Warning: simplexml_load_file(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2394156.atom): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "https://quitter.es/api/statusnet/conversation/2394156.atom" in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 52

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/sites/milharal/wordpress/wp-content/plugins/wp-gnusocial/includes/gsfluo/gsfluo.php on line 59

Deixe uma resposta

*

Klaku ĉi tie por sendi komenton per quitter.es

Se vi havas uzanton ĉe Array vi povos rekte komenti. Se vi havas uzanton ĉe alia nodo de GNU social, vi devas sekvi la uzanton andersbateva por ke la konversacio aperu en via nodo kaj vi povu aldoni komentojn al ĝi.